ShEST Shrimp Genome Project

Contato

Mapa do Site

 Início » Participantes » Laboratórios



Apresentação

Participantes


Histórico

Financiamento
Mineração de dados
Na imprensa
Documentos e publicações
Serviços Restritos


English

 

Grupo de Pesquisa em Genética Aplicada à Aqüicultura e Conservação
Departamento de Genética e Evolução
Universidade Federal de São Carlos

Responsável: Dr. Pedro Manoel Galetti Junior

Equipe: Dr. Terumi Hatanaka, Dr. Célia Maria de Jesus, MSc. Patrícia Domingues de Freitas, MSc. Paulo Roberto A. Affonso, MSc. Alexandra Sanchez, Ana Karina de Francisco

O grupo tem uma origem histórica em estudos genéticos de peixes, mais especificamente em citogenética de peixes. Durante vários anos fundamentamos nosso interesse em aspectos evolutivos e filogenéticos desse grupo animal. Foram produzidas várias Teses e Dissertações, além de uma considerável produção e publicação de trabalhos em revistas especializadas. Na última década, incluímos em nossas pesquisas a abordagem da Conservação Genética e, com a universalização das novas metodologias moleculares, passamos a desenvolver vários estudos populacionais em peixes, objetivando caracterizar a estrutura genética de suas populações, bem como discutir aspectos relacionadas a biologia, ecologia e conservação. Estender nosso interesse também para aves foi um passo espontâneo dado as grandes questões relativas à conservação de aves atualmente debatidas. Com isso o grupo passou a ter repercussão na área de genética da conservação, tendo como objeto de estudo os peixes e as aves. Recentemente, motivado pela inexistência de pessoal e de trabalhos na área de genética de camarão, o grupo passou também a desenvolver essa linha de trabalho. Nessa área, tendo em vista o grande desenvolvimento por que passa a atividade de aqüicultura de camarão no Brasil, julgamos importante trabalhar associado à questões do setor produtivo e inauguramos em nosso laboratório os estudos em genética de camarão aplicados à aqüicultura.

A linha de pesquisa Genética na Aqüicultura de Camarão utiliza ferramentas da biologia molecular para acessar a variação genética de plantéis de reprodutores utilizados nos laboratórios de produção de larvas de camarão e identificar marcadores genéticos específicos para estudos populacionais, estabelecimento de pedigrees, mapeamento genético e métodos de seleção em programas genéticos de melhoramento. Vários trabalhos ou já foram concluídos ou estão em andamento, tanto na área de conservação, como nos estudos aplicados à aqüicultura e, em ambos os casos, com repercussões positivas para o desenvolvimento sustentável, por subsidiar aspectos de exploração de ecossistemas ou de produção sustentável.


 

Copyright © 2003-2007 - ShEST Shrimp EST Genome Project 
  Todos os Direitos Reservados Créditos WebMaster: Diogo Santana Martins [diogosm(at)comp(dot)ufscar(dot)br]